Na tarde da última quinta-feira, 24 de março,
representantes da Durotec Industrial estiveram no Terminal de Paranaguá, a convite da Manutenção, para apresentar uma palestra sobre Metalização para alguns integrantes da força de trabalho. A Durotec
possui um contrato de serviços de metalização de tanques de armazenamento de petróleo e seus derivados para as unidades do Sistema Petrobras.
A apresentação faz parte do "Programa de Treinamentos da Manutenção", que teve inicio este ano e visa a qualificação dos empregados próprios e terceirizados da Manutenção do Tepar.
Os palestrantes, Antonio Bravo, gerente de vendas, e Antonio Geraldo da Silva, diretor da empresa, apresetaram os processos de
aplicação da metalização: metalização a chama - flame spray, metalização através de arco elétrico - Arc Spray e metalização hipersônica - HVOF. A metalização visa proteger os tanques do processo de corrosão que ocorre ao longo do tempo. Foi informado que a vida útil média de um tanque é de cerca de 20 anos, sendo que a corrosão pode ser observada particularmente no teto e no fundo em apenas um ano e meio de operação. Os palestrantes explicaram que a corrosão pode causar diversos danos, dentre eles a perda de
metal, paradas indesejadas, desligamento do tanque de linha, despesas com transferência (rebombeio), perdas de produto, danos ao meio ambiente e contaminação dos combustíveis. Em seguida, explicaram como ocorre o processo de proteção através da metalização, que forma uma forte barreira contra a corrosão, devido a conexão elétrica entre o zinco e o aço. A metalização pode ser aplicada associada a pintura, aumentando em até três vezes a vida útil de um tanque.
Por fim, citaram as vantagens adicionais trazidas pela metalização: as camadas metalizadas são eletricamente condutivas e asseguram segurança eletrostática na operação dos tanques, as camadas de metalização são elásticas o suficientes e não se soltam se sujeitas a deformação produzida pela expansão produzida pela expansão dos tanques, e evita o risco de explosão por perda de espessura da chapa abaixo do limite aceitável em caso de descargas elétricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário